Fique Atento!

Curitiba, 29 de maio de 2020

Caro trabalhador:

 

Neste momento de crise a qual estamos atravessando, muitos empregadores tem se aproveitado dessa situação para retirar os direitos dos trabalhadores, neste sentido o nosso sindicato tem sido vigililante com estes maus patrões e tem encaminhado diversas denúncias com todas essas irregularidades ao Ministério Público do Trabalho do Paraná.

Uma dessas irregularidades é a rescisão de contrato de trabalho por motivo de força maior, ou seja, a pretexto da pandemia do COVID-19, o empregador usando de má fé usa desse tipo de dispensa, que de acordo com a lei deve ser aplicada somente para casos extraordinários, como por exemplo incêndio que destrua a empresa por completo ou decretação de estado de sítio ou guerra no país. Nesta modalidade de rescisão por motivo de força maior o empregado em caso de dispensa perde diversos direitos na sua rescisão, além de não conseguir dar entrada no seguro desemprego.

É chocante que diante de uma crise dessas proporções alguns patrões se aproveitam para ganhar dinheiro em cima das costas do trabalhador, para isto o nosso sindicato está atento e tomando todas as medidas legais cabíveis contra esse abuso de alguns patrões.

É preocupante também, a contaminação dos trabalhadores da nossa categoria pelo COVID-19, igualmente encaminhamos ao Ministério Público do Trabalho do Paraná denúnica daqueles postos que não tem seguidos as normas de sáude e segurança do trabalho, para que se adequem as normas editadas pelas autoridades públicas de sáude e parem de colocar as vidas dos nossos valorosos trabalhadores em risco.

É importante lembrar aos nossos associados que mantenham constante contato conosco para se informar e jamais assinar nenhum papel na empresa se tiver dúvida, e qualquer denúncia ou reclamação temos uma equipe preparada para esclarecer todas as suas dúvidas.

Denuncie ao nosso sindicato qualquer violação aos seus direitos trabalhistas, ou caso a sua empresa não esteja fornecendo alcool em gel, mascáras e demais equipamentos para o exercício da sua profissão.

Atenciosamente;

Diretoria – Sinpospetro Curitiba, Região Metropolitana e Litoral