HISTÓRIA

No dia 07 de setembro de 2009 às 17:00, na Presidente Farias, Sala 602 no centro da cidade de CURITIBA, foi fundado o Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo de CURITIBA (SINPOSPETRO-CURITIBA), numa assembleia memorável na presença de vários trabalhadores e convidados.

 

No dia 06 de novembro de 2009, depois de cumprir todos os tramites legais, foi entregue pelo MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO, a Certidão Sindical, numa cerimônia no salão do Hotel Mabu, com a presença de várias autoridades da cidade de CURITIBA.

 

Com o objetivo de libertar os trabalhadores de postos de combustíveis de CURITIBA, o projeto de organização desta categoria foi idealizado. Liderada e presidida pelo frentista Lairson Sena Sousa, assim que fundado o sindicato entrou com várias ações na superintendência regional do trabalho e no ministério público do trabalho contra os postos fraudulentos, conseguindo uma vitória significativa para a categoria, que foi a organização da categoria e a defesa dos trabalhadores. Pelo reconhecimento do nosso trabalho, a SRTE (Secretaria das Relações do Trabalho) encaminhou o Memorando 908/2009 à  chefia da Coordenadoria Geral de Registro Sindical sediada no Ministério do Trabalho e Emprego em Brasilia/DF, alegando serem testemunhas do trabalho da entidade antes mesmo de seu registro sindical, ajuizando ações ainda em nome da Federação Nacional dos Frentistas. Atacamos sem trégua a falta de registro em carteira e a falta de estrutura adequada nas empresas para fornecer condições de trabalho. Fruto desta luta foi que em 22 de Março de 2011, fomos autorizados pelo MPT/PR através da Excelentíssima Procuradora do Trabalho Eliane Lucinda à elaboração de checklist e vistoria nas empresas Vem lutando Arduamente por melhores salários conseguindo nos primeiros anos reajustes marcante para toda categoria com aumentos reais históricos, abrindo caminho para um avanço substancial na evolução salarial da categoria, entramos com o projeto de regulamentação do referido piso nacional unificado na câmara federal.

 

O SINPOSPETRO-CURITIBA é constituído de 16 autênticos diretores verdadeiramente frentistas e trabalhadores de postos de combustíveis. São estes dirigentes que estão debatendo e defendendo os trabalhadores frentistas na base e nos vários fóruns de debates brasileiros. E depois de muitos esforços, insistência, perseverança, lutas e ações, conseguiram fechar a primeira convenção coletiva de trabalho da categoria, dando um passo fundamental para a concretização do projeto Frentistas Linha de Frente no estado do Paraná.